Cirurgia de sinusite (sinusectomia)
Toda sinusite precisa de cirurgia?
Não! A cirurgia de sinusite tem indicações muito específicas. Na verdade, a imensa maioria das sinusites se resolve com tratamento clínico-medicamentoso.
Quando sei que vou precisar operar minha sinusite?
Paciente com sintomas crônicos - bloqueio e congestão nasais, secreção nasal, dor ou pressão facial, tosse - há mais de 12 semanas são candidatos à cirurgia de sinusite. Entretanto, cada caso deve ser avaliado individualmente, para saber se realmente há necessidade de realização do procedimento. Nesse processo, é muito importante que seja realizada uma TOMOGRAFIA DOS SEIOS DA FACE.
Como é a anestesia da cirurgia?
Geralmente é anestesia geral. Alguns profissionais, em casos bem simples, podem fazer com anestesia local e sedação.
Como é feita a cirurgia? Tem algum corte ou cicatriz? Meu nariz vai mudar?
A cirurgia é feita toda através de uma câmera introduzida pelas narinas. Através delas conseguimos acessar cirurgicamente todos os seios da face, sem que haja a necessidade de realizar cortes externos, na imensa maioria dos casos.
A cirurgia de sinusite não modifica a anatomia do nariz. Porém, em muitos casos, é necessário que seja realizada a cirurgia de desvio do septo em conjunto para que o acesso do nariz com a câmera seja facilitado. Para saber mais informações sobre a cirurgia de desvio de septo (septoplastia), clique aqui.
Como é o pós-operatório da cirurgia de sinusite? Sangra muito?
Em geral, a depender da extensão da cirurgia e do trabalho do paciente, é solicitado repouso de 10-14 dias em casa. Após esse período, é possível voltar a trabalhar, porém são necessários 30 dias sem a realização de atividades físicas para diminuir os riscos de sangramento pós-cirúrgico.
Atualmente, não se utilizam mais os tampões nasais, o que melhorou muito a qualidade de vida do paciente que realiza a cirurgia de sinusite. As taxas de sangramento pós-operatório são muito baixas.
Depois que eu realizar a cirurgia de sinusite corro o risco de ter a doença novamente?
Sim. A cirurgia não impede recorrência da doença, principalmente em casos muito graves e extensos.
Entretanto, a grande maioria dos pacientes observa grande melhora da qualidade de vida após a cirurgia, não havendo necessidade de operar novamente.
Para mais informações sobre o que é sinusite, clique aqui.
Comments are closed.