Cirurgia de desvio de septo (septoplastia)
Para mais informações sobre a cirurgia do ronco, que pode ser feita em conjunto com a cirurgia de desvio de septo, clique aqui.
O que é o septo nasal? E o que é o desvio de septo?
Para entender melhor a septoplastia, é preciso primeiro entender o que raios é esse septo nasal, não é mesmo?
O septo nasal é uma lâmina formada por cartilagem e osso que divide nosso nariz em narina direita e narina esquerda. Ele se estende desde a ponta do nariz até a parte mais posterior da cavidade nasal.
Em algumas pessoas, essa lâmina pode apresentar uma parte mais desviada para um lado do que para o outro e isso causa obstrução nasal na narina que fica com espaço menor para a passagem de ar.
Tenho desvio de septo, preciso operar?
A cirurgia de desvio de septo (septoplastia) é eletiva - isso significa que não há urgência e que o paciente não opera se não quiser. O principal objetivo da cirurgia de desvio de septo (septoplastia) é a melhora da qualidade de vida do paciente, que conseguirá respirar melhor e de maneira mais eficiente.
Além disso, nem todos os desvios de septo incomodam e causam sintomas. Há pacientes com desvios pequenos que não sentem nada, casos nos quais não indicamos as cirurgias.
A partir de que idade é indicado fazer a septoplastia?
Ela é mais indicada a partir dos 18 anos. Entretanto, é necessário analisar cada caso, pois é possível fazer em pessoas mais novas.
Como é a anestesia da cirurgia de desvio de septo?
A maioria dos otorrinolaringologistas prefere fazer com anestesia geral. Porém é possível, em alguns casos, realizar a cirurgia com anestesia local e sedação.
Como é a cirurgia? Precisa fazer algum corte?
O único corte que é feito na cirurgia de desvio de septo é no interior do nariz e é por ali que se faz todo o procedimento. Não há nenhum corte externo e não fica nenhuma cicatriz.
A forma do meu nariz vai mudar?
A cirurgia de desvio do septo (septoplastia) não altera a anatomia externa do nariz.
Posso fazer rinoplastia junto com a cirurgia de desvio de septo?
Sim, é inteiramente possível. Há otorrinolaringologistas que fazem os dois procedimentos. Entretanto, há outros profissionais que fazem a cirurgia em conjunto com um cirurgião plástico.
O pós operatório dói muito? Sangra muito?
Atualmente o pós-operatório da septoplastia é bastante confortável para os pacientes. Não se usam mais tampões, apenas um curativo de silicone que retiramos cerca de 7 dias após o procedimento. As taxas de sangramento com as técnicas cirúrgicas utilizadas na atualidade estão cada vez menores.
Solicitamos de 7-14 dias sem trabalhar, dependendo da área em que o paciente trabalha, e 30 dias sem atividades físicas.
Meu septo pode desviar novamente?
É extremamente raro mas pode sim acontecer de o septo desviar novamente.
Quer ver um IGTV meu explicando mais a fundo sobre a septoplastia? É só clicar aqui.
Comments are closed.