o que é otite? Causas e tipos
O que é otite? É o nome dado a uma infecção ou inflamação do ouvido. Vamos desvendar um pouco mais sobre esse assunto, abordando suas causas e tipos.
Primeiramente, quem nunca sentiu uma dor de ouvido? Essa dor é causada por alergias, vírus, bactérias, infecções respiratórias ou fungos. O que, acaba provocando uma inflamação ou infecção no ouvido.
Afinal, o que é otite? Quando o paciente apresenta uma infecção ou inflamação no ouvido chama-se, esse quadro de otite. Essa infecção no ouvido não tem idade nem sexo. Mas, é muito comum em crianças.
Tipos de otite
Sobretudo, o ouvido se divide em três partes, o externo, médio e interno. Dessa forma, a infecção aparece de jeito diferente em cada uma dessas partes. Vamos entender a diferença de cada uma, juntamente a seus sintomas causas e tratamentos.
Otite externa:
Essa infecção atinge a parte externa do ouvido, para evitá-la é muito importante se atentar ao uso excessivo do cotonete. Evitando tirar o tempo todo. toda a cera da parte externa da orelha. Assim, evita-se que seja contaminada por bactérias.
Causas:
As principais causas da otite externa são:
- Pancada
- Traumas causados por, cotonete, grampo, caneta ou qualquer objeto que possa arranhar cortar e causar uma porta de entrada para vírus ou bactérias.
- Ambientes quentes e úmidos ou seja, eles também facilitam o contágio. Por exemplo, praias e clubes com piscinas.
Sintomas:
Os sintomas mais comuns são: inchaços no canal auditivo, dor de ouvido leve, sensação de ouvido abafado e em alguns casos febre.
Tratamento:
O tratamento é simples, por exemplo: manter o local seco, fazer uso de analgésico, antitérmicos se apresentar febre, anti-inflamatórios e medicamentos de uso tópico (gotas no ouvido).
Otite média
Essa é a mais comum entre relatos de quem procura por um profissional da saúde. Atinge pessoas de todas as idades, mas principalmente as crianças de até 5 anos devida a baixa imunidade. Essa infecção afeta a parte de trás do tímpano (membrana fina que separa o ouvido externo do interno).
Causas:
As principais causas para a infecção do ouvido médio, se dão durante ou após os períodos longos de gripe e resfriados. Ou em quadros clínicos de problemas respiratórios crônicos como, sinusite e rinite.
Contudo, isso acontece pelo fato do ouvido esterno ter uma passagem que o liga ao nariz. Dessa forma, pode haver o acumulo de secreções ou serem levados microorganismos do nariz para o ouvido.
Sintomas:
- Dores muito intensas
- Dificuldade auditiva
- Febre
- Perda de apetite
- Secreção
- Em alguns casos graves, o tímpano pode se romper, causando o vazamento de pus.
Tratamento:
O médico após diagnosticar fará a escolha do melhor tratamento. É normal que o próprio organismo elimine a infecção. Ou seja, o tratamento é feito para controlar a dor e a febre do paciente. Em casos que persista a doença se pode indicar o uso de antibióticos.
Infecção no ouvido interno?
A principio, se considera a infecção mais grave. Conhecida também por labirintite, pois atinge a parte interna do ouvido. Onde são encontrados nervos e estruturas responsáveis pela audição e o equilíbrio como, por exemplo, o labirinto.
É muito perigoso para o paciente uma infecção no ouvido interno pois, ela pode desencadear problemas graves como meningite e encefalite.
Sintomas
Entre os sintomas mais comuns estão, por exemplo: tontura, enjoos, dores no ouvido, visão dupla e zumbido no ouvido.
Tratamento
Por ser considerada uma infecção grave o paciente estará sujeito a internação hospitalar, com a introdução de antibióticos. Por fim, até eliminar o quadro infeccioso.
.