o que é otite? Causas e tipos

O que é otite? É o nome dado a uma infecção ou inflamação do ouvido. Vamos desvendar um pouco mais sobre esse assunto, abordando suas causas e tipos.

Primeiramente, quem nunca sentiu uma dor de ouvido? Essa dor é causada por alergias, vírus, bactérias, infecções respiratórias ou fungos. O que, acaba provocando uma inflamação ou infecção no ouvido.

Afinal, o que é otite? Quando o paciente apresenta uma infecção ou inflamação no ouvido chama-se, esse quadro de otite. Essa infecção no ouvido não tem idade nem sexo. Mas, é muito comum em crianças.

o que é otite

Tipos de otite

Sobretudo, o ouvido se divide em três partes, o externo, médio e interno. Dessa forma, a infecção aparece de jeito diferente em cada uma dessas partes. Vamos entender a diferença de cada uma, juntamente a seus sintomas causas e tratamentos.

Otite externa:

Essa infecção atinge a parte externa do ouvido, para evitá-la é muito importante se atentar ao uso excessivo do cotonete. Evitando tirar o tempo todo. toda a cera da parte externa da orelha. Assim, evita-se que seja contaminada por bactérias.

Causas:

As principais causas da otite externa são:

1. Pancada
  2. Traumas causados por, cotonete, grampo, caneta ou qualquer objeto que possa arranhar cortar e causar uma porta de entrada para vírus ou bactérias.
  3. Ambientes quentes e úmidos ou seja, eles também facilitam o contágio. Por exemplo, praias e clubes com piscinas.

Sintomas:

Os sintomas mais comuns são: inchaços no canal auditivo, dor de ouvido leve, sensação de ouvido abafado e em alguns casos febre.

Tratamento:

O tratamento é simples, por exemplo: manter o local seco, fazer uso de analgésico, antitérmicos se apresentar febre, anti-inflamatórios e medicamentos de uso tópico (gotas no ouvido).

o que é otite

Otite média

Essa é a mais comum entre relatos de quem procura por um profissional da saúde. Atinge pessoas de todas as idades, mas principalmente as crianças de até 5 anos devida a baixa imunidade. Essa infecção afeta a parte de trás do tímpano (membrana fina que separa o ouvido externo do interno).

Causas:

As principais causas para a infecção do ouvido médio, se dão durante ou após os períodos longos de gripe e resfriados. Ou em quadros clínicos de problemas respiratórios crônicos como, sinusite e rinite.

Contudo, isso acontece pelo fato do ouvido esterno ter uma passagem que o liga ao nariz. Dessa forma, pode haver o acumulo de secreções ou serem levados microorganismos do nariz para o ouvido.

Sintomas:

1. Dores muito intensas
  2. Dificuldade auditiva
  3. Febre
  4. Perda de apetite
  5. Secreção
  6. Em alguns casos graves, o tímpano pode se romper, causando o vazamento de pus.

Tratamento:

O médico após diagnosticar fará a escolha do melhor tratamento. É normal que o próprio organismo elimine a infecção. Ou seja, o tratamento é feito para controlar a dor e a febre do paciente. Em casos que persista a doença se pode indicar o uso de antibióticos.

Infecção no ouvido interno?

A principio, se considera a infecção mais grave. Conhecida também por labirintite, pois atinge a parte interna do ouvido. Onde são encontrados nervos e estruturas responsáveis pela audição e o equilíbrio como, por exemplo, o labirinto.

É muito perigoso para o paciente uma infecção no ouvido interno pois, ela pode desencadear problemas graves como meningite e encefalite.

Sintomas

Entre os sintomas mais comuns estão, por exemplo: tontura, enjoos, dores no ouvido, visão dupla e zumbido no ouvido.

Tratamento

Por ser considerada uma infecção grave o paciente estará sujeito a internação hospitalar, com a introdução de antibióticos. Por fim, até eliminar o quadro infeccioso.

.