Como o álcool pode favorecer a dor de garganta

A dor de garganta tem como causa vários fatores. Mas, você sabia que um deles é o álcool? Saiba como o álcool é prejudicial a saúde da garganta..

O consumo excessivo de álcool pode ser muito prejudicial para a saúde da garganta. Em festas ou reuniões as pessoas costumam exagerar no consumo de bebida alcoólica. Dessa forma, no dia seguinte é muito comum a pessoa acordar com dor de garganta, essa dor pode levar horas ou até mesmo dias para passar.

Isso acontece porque o álcool irrita e resseca a garganta. Assim, deixando o órgão mais sensível, o que favorece o surgimento de infecções. Pesquisas afirmam que consumir álcool com frequência aumenta em 50% as chances de desenvolver o câncer de boca. Entretanto, se o álcool for consumido junto com o cigarro, essas chances aumentam mais 15%.

Álcool, principal fator para desenvolver o câncer de boca e garganta.

Em primeiro lugar, estudos indicam que o câncer bucal está principalmente associado ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Esse câncer atinge pessoas de qualquer idade. Entretanto, com o passar dos anos essa doença vem atingindo mais os jovens.

Muitas pessoas se questionam sobre o tipo de bebida que mais prejudica. Mas saiba que o que realmente faz mal e abre caminho para doenças não é o tipo de bebida, e sim a frequência que se consome.

Dessa forma, devemos nos atentar aos sintomas do câncer de boca que podem afetar, por exemplo: boca, garganta, laringe e faringe.

dor de garganta

Dor de garganta persistente pode ser um sintoma de câncer.

Listamos os principais sintomas do câncer de boca. Deste modo, é de suma importância detectar esses sintomas precocemente, assim, será mais fácil realizar um tratamento rápido e menos evasivo.

1- Mau hálito frequente;

2-Ferida na boca que não cicatriza mesmo com o uso de medicamentos;

3-Dor na boca persistente;

4-Nódulo na bochecha;

5-Dor de garganta que permanece por dias sem outros sintomas que liguem a uma infecção;

6-Irritação e sensação de algo entalado ou preso na garganta;

7-Dificuldade para engolir ou mastigar;

8-Perda de peso;

9-Caroço no pescoço;

10-Dentes moles sem motivo aparente;

11-Inchaço na mandíbula;

12-Mudanças na respiração ou na voz;

13-Revestimento da boca, gengiva, língua ou amígdalas, com áreas esbranquiçadas e avermelhadas.

O consumo moderado do álcool prejudica a garganta?

Desde já, sabemos que o consumo excessivo de álcool prejudica muito a saúde da garganta. Contudo, você deve estar se perguntando. “Se eu beber socialmente ou moderadamente não corro riscos"?

As pesquisas afirmam que consumir bebida alcoólica de vez em quando, ou uma a duas vezes ao dia, pode não ter efeito imediato. Mas pode ao longo dos anos desenvolver infecções ou doenças crônicas na garganta.

Dessa forma, o indicado pelos médicos é evitar o consumo do álcool. Mas, caso você não consiga e acabe exagerando, hidrate-se bastante para evitar o ressecamento da garganta.

Assim, você se livra daquela dor de garganta indesejada no dia seguinte.

Porém se isso acontecer e a dor persistir, procure por orientação médica, pois a dor pode estar associada a outras causas.