Sinusite: Principais causas e forma de tratamento

A sinusite é um processo infeccioso que atinge uma a cada oito pessoas no mundo. Entenda as principais causas e como tratar essa doença.

Sinusite ou rinossinusite é o nome dado a uma inflamação que atinge a mucosa nasal e os seios paranasais, conhecidos por seios da face. É mais comum que essa inflação apareça em épocas do ano como outono e inverno. Ou seja, são épocas mais propensas a doenças respiratórias, por causa da baixa umidade do ar e às mudanças bruscas de temperaturas ao longo do dia.

Mas, isso não significa que não pode haver quadros de sinusite em outros climas, principalmente quando a causa é um agente alérgico. Pode se classificar o quadro de rinossinusite então como aguda e crônica, vamos entender a diferença.

sinusite

Sinusite Aguda:

A grande diferença entre a sinusite aguda e a crônica, é o tempo de duração da inflamação.

No caso da aguda, os sintomas devem sumir no prazo de até quatro semanas.

Em grande parte dos casos, a causa principal é a rinite alérgica. Que, quando não tratada de forma correta, evolui para um quadro de rinossinusite.

Crônica:

Considera-se a sinusite como crônica quando os seus sintomas tem duração maior que doze semanas.

Na maioria dos casos, a sinusite aguda então pode se tornar crônica, pela falta de tratamento de forma correta e ao longo dos dias os agentes infecciosos se tornam mais resistentes.

Os sintomas que aparecem então, também são muito mais intensos o que facilita na hora do diagnóstico.

Principais causas da Sinusite.

A inflamação dos seios da face pode ser provocada por agentes alérgicos, bactérias, fungos, vírus que causam gripes e resfriados e quadros de rinite alérgica frequente.

Podemos citar também outros fatores que causam a sinusite, como por exemplo: poluição no ambiente, cheiros fortes como perfumes e produtos de limpeza, mudanças climáticas, exposição frequente a ambientes com ar condicionado e anatomia do nariz.

sinusite

Sintomas da rinossinusite.

O diagnóstico de sinusite, no entanto, pode ser confundido com um quadro de enxaqueca ou gripe, pois, seus sintomas são muito parecidos.

Dessa forma, é preciso se atentar aos principais sintomas que essa inflamação causa, por exemplo:

• Tosse persistente;
  • Cansaço;
  • Dor muscular;
  • Sangramento nasal;
  • Pressão nos seios da face;
  • Dores fortes de cabeça;
  • Obstrução nasal;
  • Secreção nasal com cor amarelada ou esverdeada;
  • Febre;
  • Enjôos e náuseas;
  • Dor de ouvido;
  • Mau hálito;
  • Garganta inflamada;

Tratamento:

Em primeiro lugar, se você tiver um ou todos os sintomas citados acima, procure deste modo, por orientação de um médico otorrino ou clínico geral.

O tratamento para a sinusite é, portanto, feito à base de remédios, prescritos pelo médico, que irão atuar no controle e alívio dos sintomas causados pela doença.

Por exemplo: Analgésicos, antiinflamatórios, corticóides ou inalação a vapor que alivia a dor e facilita a eliminação das secreções.

Mas, no caso de um quadro crônico o uso de antibiótico é o mais provável para eliminar a doença.

Por fim, caso persistam os sintomas, e os antibióticos prescritos não façam efeito, pode ser necessário um procedimento cirúrgico, que tem como função abrir buracos para drenar secreções acumuladas nos seios da face.