Sangramento nasal: principais causas
O sangramento nasal é muito comum e muitas pessoas se preocupam com o motivo que pode desencadear esse episódio. Entenda as principais causas e como tratar.
O sangramento nasal conhecido também como epistaxe assusta grande parte das pessoas. É estimado que cerca de mais da metade da população mundial, já tenha sofrido pelo menos um episódio de hemorragia nasal.
Normalmente essa hemorragia não costuma ser grave mesmo causando um enorme desconforto ela tende a desaparecer sozinha e rápida. Mas, em alguns casos é necessário à procura por um profissional da saúde. Esse sangramento pode estar ligado a vários fatores, vamos citar os principais deles.
Principais causas da Hemorragia nasal
A epistaxe ocorre por diversos fatores que estão ligados ao rompimento dos vasos sanguíneos ou a irritação do revestimento interno do nariz. Entre esses fatores os principais são:
O tempo seco: Por causar o ressecamento do nariz, ou algum tipo de trauma como, por exemplo: Pancada, assoar com muita força ou coçar o nariz com a unha ou cotonete de forma que cause um arranhão, corte ou rompimento de algum dos vasos.
Entretanto, outras causas bastante comuns para provocar o sangramento nasal são: O desvio séptico, alergias, uso excessivo de sprays nasais ou o uso de drogas aspiráveis. Mas, também existem algumas causas incomuns que podem ocasionar em hemorragia nasal como, por exemplo:
- Distúrbios hemorrágicos
- Pressão alta
- Infecções
- Plaquetas baixas
- Corpo estranho no nariz, comum em crianças.
O que se deve ou não fazer em caso de sangramento nasal?
Antes de tudo, em uma situação de hemorragia nasal devemos nos atentar ao que podemos ou não fazer nesse momento.
O que pode fazer?
- Aplicar compressa fria ou gelo.
- Sentar-se inclinado para frente
- Fazer uma pinça com os dedos fechando as narinas e claro respirando pela boca.
- Aguardar 5 minutos
Em primeiro lugar lembre-se, manter a calma é a principal atitude que se deve tomar durante uma epistaxe. Dessa forma, caso passe os 5 minutos e não pare o sangramento, repita o processo por mais 10 minutos e faça o uso de um algodão embebido em algum tipo de vaso construtor isso irá ajudar a fechar os vasos sanguíneos.
Mas, se todas essas medidas forem adotadas e não cessar mantenha o nariz pressionado e procure por orientação médica.
O que não pode fazer?
- Não introduza gazes no interior do nariz, pois pode acabar piorando ao invés de estancar o sangramento.
- Evite inclinar a cabeça para trás, fazendo isso você evita que o sangue vá para as vias aéreas.
- Não assoe o nariz: Assim, você não corre o risco de piorar o quadro hemorrágico.
Como tratar o sangramento nasal?
O mais indicado em hemorragias nasais ligadas a tempo seco é o uso de soro fisiológico para evitar o ressecamento do nariz. Já em casos de hemorragia que ocorrem devido a alguma doença, tratar primeiramente a causa do sangramento.
Mas, se forem muito freqüentes esses episódios de hemorragia o mais indicado é a procura por um otorrinolaringologista, somente ele irá indicar o tratamento mais adequado para cada paciente.
Esses tratamentos irão variar desde uso de medicamentos contínuos a cirurgias para cauterizar os vasos sanguíneos que provocam o sangramento nasal.