Sinusite: Principais causas e forma de tratamento
A sinusite é um processo infeccioso que atinge uma a cada oito pessoas no mundo. Entenda as principais causas e como tratar essa doença.
Sinusite ou rinossinusite é o nome dado a uma inflamação que atinge a mucosa nasal e os seios paranasais, conhecidos por seios da face. É mais comum que essa inflação apareça em épocas do ano como outono e inverno. Ou seja, são épocas mais propensas a doenças respiratórias, por causa da baixa umidade do ar e às mudanças bruscas de temperaturas ao longo do dia.
Mas, isso não significa que não pode haver quadros de sinusite em outros climas, principalmente quando a causa é um agente alérgico. Pode se classificar o quadro de rinossinusite então como aguda e crônica, vamos entender a diferença.
Sinusite Aguda:
A grande diferença entre a sinusite aguda e a crônica, é o tempo de duração da inflamação.
No caso da aguda, os sintomas devem sumir no prazo de até quatro semanas.
Em grande parte dos casos, a causa principal é a rinite alérgica. Que, quando não tratada de forma correta, evolui para um quadro de rinossinusite.
Crônica:
Considera-se a sinusite como crônica quando os seus sintomas tem duração maior que doze semanas.
Na maioria dos casos, a sinusite aguda então pode se tornar crônica, pela falta de tratamento de forma correta e ao longo dos dias os agentes infecciosos se tornam mais resistentes.
Os sintomas que aparecem então, também são muito mais intensos o que facilita na hora do diagnóstico.
Principais causas da Sinusite.
A inflamação dos seios da face pode ser provocada por agentes alérgicos, bactérias, fungos, vírus que causam gripes e resfriados e quadros de rinite alérgica frequente.
Podemos citar também outros fatores que causam a sinusite, como por exemplo: poluição no ambiente, cheiros fortes como perfumes e produtos de limpeza, mudanças climáticas, exposição frequente a ambientes com ar condicionado e anatomia do nariz.
Sintomas da rinossinusite.
O diagnóstico de sinusite, no entanto, pode ser confundido com um quadro de enxaqueca ou gripe, pois, seus sintomas são muito parecidos.
Dessa forma, é preciso se atentar aos principais sintomas que essa inflamação causa, por exemplo:
- Tosse persistente;
- Cansaço;
- Dor muscular;
- Sangramento nasal;
- Pressão nos seios da face;
- Dores fortes de cabeça;
- Obstrução nasal;
- Secreção nasal com cor amarelada ou esverdeada;
- Febre;
- Enjôos e náuseas;
- Dor de ouvido;
- Mau hálito;
- Garganta inflamada;
Tratamento:
Em primeiro lugar, se você tiver um ou todos os sintomas citados acima, procure deste modo, por orientação de um médico otorrino ou clínico geral.
O tratamento para a sinusite é, portanto, feito à base de remédios, prescritos pelo médico, que irão atuar no controle e alívio dos sintomas causados pela doença.
Por exemplo: Analgésicos, antiinflamatórios, corticóides ou inalação a vapor que alivia a dor e facilita a eliminação das secreções.
Mas, no caso de um quadro crônico o uso de antibiótico é o mais provável para eliminar a doença.
Por fim, caso persistam os sintomas, e os antibióticos prescritos não façam efeito, pode ser necessário um procedimento cirúrgico, que tem como função abrir buracos para drenar secreções acumuladas nos seios da face.