Existe cura para zumbido no ouvido?

Zumbido no ouvido é um sintoma bastante comum. Mas, será que existe cura? Quais as principais causas? Vamos tirar essas e outras dúvidas, confira.

Milhares de pessoas sofrem desse incômodo terrível , pois esse é um sintoma indicando que algo não vai bem. Além disso, infelizmente, muitas vezes ele está relacionado a algum tipo de doença, que assim que tratada tende a desaparecer.

Foi comprovado, no entanto, que cerca de 20% da população mundial sofre com zumbido no ouvido. E acima dos 70 anos esse número sobe para 25%. É de suma importância a procura por um profissional, para que seja possível a realização de exames, caso persista o zumbido.

zumbido no ouvido

Quais os tipos de zumbido que existem?

Existem vários tipos diferentes de zumbido, desde sons mais agudos á mais graves. Entre os sons mais comuns estão: Cigarra, apito, chiado, grilo, panela de pressão, cachoeira, motor, mosquito, rádio e sirenes. Em alguns casos, o zumbido no ouvido pode parecer com batidas do coração.

Mas, nesse caso em particular, o zumbido vem do lado de fora do ouvido, nos músculos ou vasos sanguíneos. É muito importante que se descubra o quanto antes a causa desse incômodo.

Quais as principais causas do zumbido no ouvido?

Uma das causas mais comuns do zumbido no ouvido, é a exposição á lugares com sons altos. Por exemplo, casas de shows, festas e até mesmo o uso do fone de ouvido em uma altura acima do permitido. Para se ter uma noção, os médicos recomendam ouvir sons em até 60 decibéis.

Em shows ouve-se  no mínimo de 130 a 160 decibéis. Para se ter um exemplo dos decibéis permitidos pelos médicos, o som gerado em uma conversa é de 40 decibéis.

Isso no entanto não quer dizer que seja proibido ouvir sons mais  elevados do que o permitido. Mas como dizem, tudo que é em excesso prejudica. Outras causas mais comuns do barulho no ouvido são:

● Perda de audição
● Má alimentação
● Doenças neurológicas
● Depressão
● Acúmulo de cera no ouvido
● Uso excessivo de medicamentos (anti-inflamatórios, antibióticos)
● Hipertensão
● Colesterol alto
● Consumo excessivo de café, chocolate e cigarro.
● Diabetes

zumbido no ouvido

Entretanto, as causas que mais afetam os pacientes com zumbido no ouvido são: A perda de audição que atinge principalmente os idosos. E a depressão, que prejudica o sistema neurológico, além de ser um sintoma comum, causado pelo uso excessivo de antidepressivos.

Existe cura para o zumbido no ouvido?

Sim, mas a principio, é preciso descobri a causa, para saber corretamente qual será o tratamento, e do que o paciente terá que se abster para eliminar o problema. Existem tratamentos específicos para cada caso, desde á terapias sonoras á cirurgias.

Por exemplo:

● Perda de audição, o médico irá indicar um aparelho auditivo de acordo com o grau da perda auditiva, em casos mais complexos será preciso uma cirurgia.
● Hipertensão, diabetes e colesterol, o tratamento mais indicado é a base de: reeducação alimentar, exercícios físicos feitos regularmente e controle do peso. E se não for o suficiente, o paciente terá que fazer uso de medicamentos.
● Depressão, tratamentos psicológicos e uso de medicamentos de acordo com cada paciente.

É imprescindível, que o paciente se atente, ao gatilho para a persistência desse problema. Deste modo, procure o médico imediatamente, e inicie o tratamento de acordo com o diagnóstico. Dessa forma, você poderá ter uma vida normal, sem o tão irritante zumbido no ouvido.