Garganta, nariz e ouvidos: como eles são afetados com o Covid-19?

O covid-19 é um vírus que ataca o sistema respiratório. Mas, como esse vírus afeta a garganta, nariz e ouvidos dos infectados?

Com a chegada do novo Coronavírus em nossas vidas, gerou-se uma série de dúvidas entre a grande parte da população mundial. Por ser um vírus onde os sintomas iniciais são semelhantes a uma gripe ou resfriado. Dúvidas surgem como, por exemplo:

Os sintomas são os mesmos de uma gripe? Quando devo procurar por um médico? O que devo fazer para me proteger? Entre inúmeras outras questões. Portanto, para entender um pouco mais, vamos nos focar nos órgãos responsáveis em levar esse vírus para o nosso organismo.

O otorrinolaringologista é o médico especialista em cuidar dos ouvidos, nariz e garganta. Estes são órgãos que devem sempre ter um bom funcionamento. Pois, são áreas de grande importância para o nosso corpo. Dessa forma, vamos entender como cada um desses órgãos funciona e como são afetados pelo covid-19.

Covid-19

Ouvidos:

O ouvido se encarrega do equilíbrio e da nossa audição. Qualquer mudança nessa rotina deve ser levada á sério. Por exemplo: Zumbido no ouvido, dificuldade para ouvir ou outro sintoma está mostrando que algo não vai bem, e precisa de um acompanhamento.

Quando afetado pelo novo Coronavírus, estudos mostram que alguns casos de infectados, que estão em recuperação, ficaram com sequelas, ouvido abafado, desequilíbrio e tontura. Mas, há também casos de pacientes que tiveram perda parcial ou total da audição. Além de aumentar ou iniciar os casos de zumbido no ouvido.

Mas, nesse caso em particular, esse aumento se deu por conta do covid-19 prejudicar a parte mental dos pacientes e ter desencadeado mais casos de depressão, um dos fatores para a causa do zumbido no ouvido.

covid-19

Garganta:

A garganta é um meio de entrada do sistema digestivo, por onde passam os alimentos. Mas, também é uma via aérea usada para levar o ar até os pulmões. Quando afetada pelo novo Coronavírus tem como sequela a falta de paladar.

 Em pesquisas afirma-se que em alguns infectados essa falta de paladar se da no início da infecção, em outros casos, durante a recuperação. Estima-se que em alguns pacientes, teve duração de até três meses. Com isso causando dificuldades para se alimentar.

A dor de garganta também é um sintoma do covid-19. Mas, também se enquadra em um resfriado, gripe ou infecção de garganta. Esse sintoma só deve ser considerado como suspeita do novo Coronavírus quando associado à febre e tosse seca.

Nariz, qual o seu papel para o covid-19?

O nariz é o meio de entrada principal do ar para o sistema respiratório. Nesse processo ele filtra o ar, o que nos permite respirar com conforto. Quando esse processo não é feito da forma correta pode gerar desconforto e causar infecções respiratórias.

 O covid-19 tem como porta de entrada para o nosso corpo principalmente as vias respiratórias. Portanto é essencial se atentar com o gesto de levar as mãos ao nariz sem antes fazer a higiene conforme é indicado pelos médicos.

Na grande parte dos casos de infectados pelo novo Coronavírus, não tem como sintoma a coriza, ou seja, nariz entupido ou escorrendo é um sintoma associado a gripes, resfriados ou alergias.

Quando o nariz é afetado pelo covid-19, desencadeia a falta de olfato, que surge de forma rápida e intensa o que ajuda a diferenciar de um simples resfriado. É muito importante a procura por um profissional da saúde caso apareça um ou mais sintomas relacionados a covid-19.